Você sabe o que é caviar? 11 verdades sobre o ingrediente de luxo

Você sabe o que é caviar? 11 verdades sobre o ingrediente de luxo

Você sabe o que é caviar ou só ouviu falar, como diz a música de Zeca Pagodinho? Ele é como o Rolls Royce dos ingredientes da alta gastronomia. O Rob Report lançou um guia sobre esta iguaria, com consultoria de Ilya Panchernikov, o diretor da Caviar Russe, loja e restaurante especializados nos Estados Unidos. E a gente aqui do Desejo Luxo te conta os melhores e mais curiosos fatos sobre o ingrediente de luxo.

Qual é o sabor e o preço do vinho mais caro do mundo?
Os restaurantes mais caros do mundo; veja quanto custam
O restaurante mais caro dos EUA fica na Disney; veja o preço
Saiba quanto custa passar o Natal e o Réveillon no Terraço Itália, em SP
Quanto custa uma diária no hotel do diretor da Osklen no Rio de Janeiro
Viagem com milhas: como família ficou 6 dias em resort só com R$ 1.350


Na foto, caviar e outras ovas de outras cores. Foto: Caviar Russe

O que é caviar?

São ovas não fertilizadas do peixe esturjão. Há outros tipos comuns de ovas, como a de salmão, que vai no topo do sushi. Ou seja, todo caviar é ova, mas nem toda ova é caviar. Ele é sempre esférico, e sua cor pode variar de negro a verde-escuro. Seu sabor é delicado e não demasiadamente salgado – nem tem muito gosto de peixe. Algumas vezes, pode ter sabor de nozes e é amanteigado.

Onde é produzido?

Até algumas décadas atrás, era encontrado apenas no Mar Negro e no Mar Cáspio. Hoje em dia, a maior parte do caviar do mundo todo é produzida em fazendas em diversos lugares, desde a China até o Oriente Médio e a África.

Há diferença entre o selvagem e o cultivado?

A maior diferença está no gosto. A dieta de um peixe e seu meio ambiente contribuem para o sabor do caviar. A alimentação de um peixe selvagem obviamente é mais variada e eclética do que a de um cultivado. Portanto, o selvagem tem um sabor mais complexo e intenso. Já os cultivados em fazendas têm uma qualidade mais consistente e sabor uniforme.

Foto: Caviar Russe

Quanto custa caviar?

Graças ao crescente cultivo da iguaria, seu preço tem caído significativamente. Uma embalagem com 28g de um caviar premium custa em média 100 dólares. Na loja Caviar Russe, há opções de 95 a 695 dólares por 28 gramas.

Onde guardar para não estragar?

Você deve manter na parte mais fria de sua geladeira. Geralmente no topo, onde a temperatura seja entre 1 e 3 graus celsius.

Quanto tempo dura na geladeira?

Uma embalagem fechada pode ser armazenada na geladeira por 10 a 15 dias. Como ele fica mais salgado com o tempo, é melhor comer fresco.

+ 7 erros que você comete na hora de usar a geladeira

Foto: Caviar Russe

Como reconhecer um bom caviar (e um ruim)?

Há mais de 20 anos, o aclamado chef Daniel Boulud criou um sistema para medir a qualidade do caviar, chamado de 3 Ts, em inglês, para taste (sabor), texture (textura) e tone (cor): NÃO deve ser amargo ou salgado; as ovas devem ser firmes o suficiente para conseguir separá-las com a língua na boca; e ter uma cor limpa e brilhante. Panchernikov acrescenta que o bom caviar não deve ter muita salinidade e deve ter um sabor amanteigado rico, sem deixar gosto depois na boca. “São como ostras, se o sabor está estranho provavelmente está velho ou é de má qualidade”, ensina.

Fotos: Caviar Russe

Quanto custa dormir na cama de Versace na mansão onde foi assassinado?

Saiba como é dar a volta ao mundo de trem e veja preço da viagem



arrow