Veneza em perigo! UNESCO alerta para risco de extinção se cruzeiros continuarem na cidade -

Veneza em perigo! UNESCO alerta para risco de extinção se cruzeiros continuarem na cidade

Crédito: Hitesh Choudhary

A agência de patrimônio artístico da UNESCO disse que pode colocar Veneza em sua lista de “ameaçados de extinção” se a cidade não proibir permanentemente os navios de cruzeiro de atracar lá.

Veneza, junto com a Grande Barreira de Corais da Austrália, a cidade de Budapeste e a orla de Liverpool podem ser colocados na lista de “Patrimônio Mundial em Perigo”, o que significa que correm o risco de serem removidos completamente da prestigiosa lista da Unesco de patrimônios mundiais.

Crédito: Hitesh Choudhary

A Unesco disse na segunda-feira (21) que o assunto será discutido em uma reunião de seu Comitê do Patrimônio Mundial, que supervisiona o cobiçado prêmio, em Fuzhou, China, de 16 a 31 de julho.

Veja também:

“Seria uma coisa muito séria para o nosso país” se Veneza fosse removida, disse o ministro da Cultura da Itália, Dario Franceschini, na segunda-feira.

Os participantes da reunião na China tomarão a decisão final sobre as propostas de exclusão e advertência, e a agência pode exigir uma ação urgente sobre os navios de cruzeiro do governo italiano até fevereiro próximo. Há muito se preocupa com o impacto dos navios de cruzeiro nas estruturas delicadas da cidade e no frágil ecossistema da lagoa.

Veja também:

O governo italiano parece ter aprovado a proibição dos navios de cruzeiro que atracam em Veneza no início deste ano – mas os navios gigantes continuam a chegar à cidade. O decreto do governo, na verdade, não constituiu uma proibição imediata.

Em vez disso, ele disse que um plano para atracar navios de cruzeiro fora de Veneza deve ser elaborado e implementado. Enquanto isso, os navios continuarão navegando e atracando no porto industrial da cidade, que é o local de desembarque deles desde dezembro passado.

Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site  www.desejoluxo.com.br 

 

Join the Discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

arrow