Touchscreen sem toque! Jaguar e Universidade de Cambridge estão desenvolvendo essa tecnologia -

Touchscreen sem toque! Jaguar e Universidade de Cambridge estão desenvolvendo essa tecnologia

As telas sensíveis ao toque, ou touchscreen, são um elemento da vida moderna, sem dúvida tornaram a condução mais conveniente.

Com as telas de touchscreen você pode mapear seu destino, controlar a temperatura ou escolher uma nova música, tudo com um simples toque no seu dedo. Mas e se você realmente não precisar tocá-los para fazê-los funcionar?

Imagem: Divulgação/Jaguar Land Rover e Cambridge

Por mais não-intuitivo que isso possa parecer, o Jaguar Land Rover está trabalhando na primeira tela sem toque do mundo, de acordo com um comunicado à imprensa. A montadora britânica se uniu a engenheiros da Universidade de Cambridge para desenvolver um dispositivo que usará “toque preditivo” para que você nunca mais precise ter contato físico com ele.

Veja também:

A tecnologia, que os dois grupos já patentearam, usa inteligência artificial e sensores para identificar para onde o dedo está apontando e selecionar a opção desejada sem que você precise tocar na tela. Ainda melhor, quanto mais você usar o dispositivo, mais rápido e preciso ele se tornará.

Isso ocorre porque o aprendizado da máquina, que trabalha com sensores baseados em visão e radiofrequência, capta e identifica seu gesto mais cedo ao longo do tempo, tornando a interação ainda mais rápida.

Veja também:

A Jaguar Land Rover e a Universidade de Cambridge acreditam que a tecnologia não apenas tornará a condução mais fácil, mas também mais segura. Estudos da universidade descobriram que as telas sem toque exigem 50% menos esforço de uso. Em teoria, isso manteria a atenção do motorista focada na estrada.

Acredita-se também que telas sem toque ajudarão a reduzir a propagação de bactérias e vírus, o que não é pouca coisa na era Covid-19. “As telas sensíveis ao toque e outras telas interativas são algo que a maioria das pessoas usa várias vezes por dia, mas podem ser difíceis de usar enquanto estão em movimento, seja dirigindo um carro ou mudando a música do telefone enquanto você está correndo”, disse Simon Godsill, professor de Cambridge.

Veja também:

“Também sabemos que certos patógenos podem ser transmitidos através de superfícies, portanto, essa tecnologia pode ajudar a reduzir o risco desse tipo de transmissão”.

Embora a Jaguar Land Rover não tenha mencionado quando ou se a tecnologia apareceria em qualquer um de seus veículos, certamente não parece tão longe assim. Outro comunicado de imprensa da Cambridge diz que o dispositivo já atingiu “altos níveis de prontidão para a tecnologia” e pode ser perfeitamente integrado aos displays interativos já existentes.

Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br

Veja também

+ Cientistas localizam o centro do Sistema Solar — e advinhem, não é o Sol
+ Maria Zilda relembra quando soube que Ary Fontoura era gay
+ Uma Harley-Davidson com 360 diamantes e peças banhados a ouro, a moto mais cara do mundo
+ Veja momento em que bola de fogo explode no céu de Tóquio
+ Rafa Kalimann ensina receita de palha italiana; veja o vídeo
+ Juliana Caetano, do Bonde do Forró, fala sobre proposta de 500 mil reais que recebeu
+ Saiba mais sobre a vacina BCG, uma das mais importantes da infância
+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro
+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok
+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las
+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo



arrow