Tesouro: moedas de prata da Roma Antiga são descobertas em um jarro na Turquia -

Tesouro: moedas de prata da Roma Antiga são descobertas em um jarro na Turquia

Foto: Divulgação/Pamukkale University

Um tesouro de moedas de prata da Roma Antiga foi descoberto dentro de um jarro na Turquia. Embora descoberto em 2019, os arqueólogos não sabiam da importância de sua descoberta até recentemente.

Os arqueólogos encontraram uma coleção de moedas da Roma Antiga no oeste da Turquia. Embora o tesouro tenha sido encontrado em 2019, foi só neste ano que os pesquisadores aprenderam o quão importante era sua descoberta.

A coleção de 651 moedas de prata foi descoberta dentro de uma jarra que foi desenterrada em uma escavação na antiga cidade de Aizanoi, liderada por pesquisadores da Universidade de Pamukkale, relata a Smithsonian Magazine. Oculto por três placas de terracota, provavelmente foi enterrado durante o período do primeiro imperador romano, Augusto, que governou de 27 a.C. a 14 d.C.

Veja também:

As moedas em si parecem remontar a 75 a.C. A coleção provavelmente pertencia a um soldado romano de alto escalão e inclui 439 denários, um tipo de moeda de prata introduzida pela primeira vez no século III a.C., e 212 cistophori, moedas de prata da antiga cidade grega de Pérgamo, de acordo com um comunicado da universidade. A maioria das moedas, que foram cunhadas no sul da Itália, apresentam o rosto de Augusto, mas outras trazem a imagem de Júlio César, seu tio-avô e pai adotivo, e de Marco Júnio Bruto, um dos líderes do assassinato de César.

No comunicado, o arqueólogo Elif Özer se referiu ao tesouro de moedas como uma “coleção muito especial e única”, antes de dizer que pode ser “a descoberta de moedas de prata mais especial dos últimos tempos”.

Veja também:

O jarro com as moedas foi descoberto como parte de um esforço de restauração mais amplo que começou em 2011, de acordo com a revista. Não está claro o que acontecerá com a coleção, mas por enquanto ela será exibida no Museu das Civilizações da Anatólia na capital de Ancara, Turquia.

Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site  www.desejoluxo.com.br 

Join the Discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

arrow