Qual é a diferença entre Campari e Aperol? Entenda mais sobre os dois aperitivos italianos -

Qual é a diferença entre Campari e Aperol? Entenda mais sobre os dois aperitivos italianos

Crédito: Markus Spiske

Quando se trata de coquetéis de verão, é difícil superar um Negroni ou Aperol Spritz. Ambos são refrescantes sem serem doces.

É fácil supor que Campari e Aperol, os dois aperitivos italianos que definem os coquetéis, hoje ambos propriedade do Gruppo Campari, sejam intercambiáveis. No entanto, certamente não é esse o caso. Aqui estão as diferenças entre os dois:

Veja também:
Eles vêm de lugares diferentes.

Os irmãos Barbieri, Luigi e Silvio, criaram originalmente a Aperol em 1919 na cidade italiana de Pádua. Cerca de 200km a oeste de Milão, e 59 anos antes, Gaspare Campari inventou seu amargo homônimo.

São de cores diferentes.

Aperol e Campari são fáceis de detectar devido às suas cores vibrantes. Enquanto as origens da tonalidade vermelho-laranja de Aperol são intencionalmente envoltas em mistério, o vermelho vibrante e radiante de Campari costumava vir do corante carmim, que era derivado de insetos de cochonilha esmagados. No entanto, o Gruppo Campari deixou de usar carmim em sua produção em 2006.

Eles têm um gosto diferente.

Aperol é certamente o mais doce dos dois e contém notas de laranja amarga e flores de genciana e cinchona. Campari, no entanto, é significativamente mais amargo com notas de ruibarbo, frutas vermelhas e um buquê floral de ervas potentes (e misteriosas).

Eles têm diferentes teores de álcool.

Uma maneira fácil de lembrar essa diferença fundamental é manter as cores dos dois aperitivos em mente; quanto mais vermelho, mais álcool ele possui. A Aperol tem apenas 11%, exceto na Alemanha, onde é 15%. O Campari, por outro lado, varia de 20,5% a 28,5%, dependendo do país em que é vendido.

Eles têm usos diferentes.

Devido ao teor de álcool mais baixo e ao sabor menos agressivo do Aperol, é mais comumente usado como componente complementar em coquetéis mais leves, como o clássico Aperol Spritz, que é três partes de Prosecco, duas partes de Aperol e uma parte de refrigerante. O Campari, porém, tem um sabor mais proeminente e, como tal, atua como componente dominante em coquetéis como o Negroni e o Americano, ambos com partes iguais de Campari.

Veja também:

Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br

Join the Discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

arrow