Quadro de Van Gogh saqueado pelos nazistas pode render US $ 30 milhões

Quadro de Van Gogh saqueado pelos nazistas pode render US $ 30 milhões

Crédito Christie’s Images Ltd. 2021

Mais de um século desde que foi vista pela última vez em público, uma pintura vibrante de Vincent van Gogh apreendida pelos nazistas está sendo leiloada.

A aquarela de Van Gogh, de uma cena de colheita, intitulada ” Meules de blé ” (“Pilhas de trigo”), retrata mulheres trabalhando nos campos da França e deve ser vendida por até US $ 30 milhões.

Leia também

Christie’s, a casa de leilões por trás da venda, disse em seu catálogo que a aquarela demonstra a “obsessão de Van Gogh com o japonismo”, que o fez adotar um estilo mais gráfico semelhante às xilogravuras japonesas

Apesar da cena tranquila retratada, a pintura tem uma história conturbada. Pertenceu inicialmente ao irmão de Van Gogh, Theo, e mais tarde mudou de mãos antes de ser comprado por Max Meirowsky, um industrial judeu, em 1913. Enfrentando a perseguição anti-semita na Alemanha, Meirowsky foi forçado a fugir e confiou a pintura a uma concessionária de arte em Paris, de acordo com a Christie’s.

A última vez que a pintura foi vista em público em 1905, foi em sua exibição como parte de uma retrospectiva Van Gogh no Museu Stedelijk em Amsterdã.

Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br

Join the Discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

arrow