Par de pulseiras de Maria Antonieta com 112 diamantes está à venda. Descubra preço! -

Par de pulseiras de Maria Antonieta com 112 diamantes está à venda. Descubra preço!

Par de braceletes com diamantes de Maria Antonieta. Foto: Divulgação/ Christie's
Par de braceletes com diamantes de Maria Antonieta. Foto: Divulgação/ Christie's
Par de braceletes com diamantes de Maria Antonieta. Foto: Divulgação/ Christie’s

As luxuosas pulseiras de diamante de Maria Antonieta podem render até US $ 4 milhões no leilão (R$ 21.6 milhões). A casa de leilões Christie’s vai vender o par de pulseiras, com 112 diamantes no total, em novembro.

A casa de leilões britânica anunciou que um par de pulseiras de diamantes de propriedade da rainha francesa Maria Antonieta será o primeiro lote de sua venda de joias magníficas, que será realizada em 9 de novembro no Hotel Des Bergues das Quatro Estações de Genebra. As pulseiras apresentam 112 diamantes no total: cada peça é composta por um fecho com cinco diamantes e três fiadas de 17 pedras. Os diamantes maiores são dispostos no centro, enquanto os menores são protegidos com uma borda de metal em configurações de pinça.

Par de braceletes com diamantes de Maria Antonieta. Foto: Divulgação/ Christie's
Par de braceletes com diamantes de Maria Antonieta. Foto: Divulgação/ Christie’s

Maria Antonieta comprou as pulseiras na primavera de 1776 por 250.000 libras, uma quantia astronômica para a época. Dizia-se que a rainha tinha afinidade com joias, especialmente diamantes. De acordo com o embaixador da Áustria na França, o conde Mercy-Argenteau, ela pagou pelas pulseiras em parte com pedras preciosas de sua própria coleção e em parte com dinheiro que recebeu do rei Luís XVI. De acordo com a Christie’s, o historiador de joias Vincent Meylan encontrou recentemente uma linha nos papéis do rei, de fevereiro de 1777, corroborando isso, que afirma “para a Rainha: o pagamento inicial de 29.000 libras pelas pulseiras de diamante que ela comprou de Boehmer.”

Veja também:

Em 1791, no meio da Revolução Francesa, a rainha enviou uma carta a Mercy-Argenteau explicando que planejava enviar-lhe uma arca de madeira para guardá-la. Naquela época, ele estava em Bruxelas e guardou a arca até a decapitação de Maria Antonieta em 1793. No ano seguinte, seu sobrinho Francisco II, o Sacro Imperador Romano, ordenou que a arca fosse aberta para que um inventário pudesse ser ocupado. Entre seus itens estavam as pulseiras. Elas foram dados à última filha sobrevivente de Maria Antonieta, Maria Teresa – denominada Madame Royale – quando ela chegou à Áustria em janeiro de 1796. Em 1816, o artista Antoine-Jean Gros imortalizou Maria Teresa em um retrato; nele, ela está usando o par de pulseiras de diamante que se encaixam na descrição do inventário de Mercy-Argenteau.

Par de braceletes com diamantes de Maria Antonieta. Foto: Divulgação/ Sotheby's
Par de braceletes com diamantes de Maria Antonieta. Foto: Divulgação/ Sotheby’s

O testamento de Marie Thérèse, datado de 1º de julho de 1851, pedia que a totalidade de sua coleção de joias – incluindo as joias de sua mãe – fosse dividida entre suas três sobrinhas e sobrinhos. De acordo com a Christie’s, as pulseiras de diamante são as únicas joias da família a incluir diamantes que pertenceram a Maria Antonieta. As pulseiras podem ter sido remontadas posteriormente, mas nenhuma alteração foi feita em sua composição geral e número de diamantes. Isso com exceção dos diamantes no fecho, que permaneceram idênticos ao desenho original.

Quadro de Maria Teresa, pintado por Antoine Jean-Gros, usando o par de pulseiras. Foto: Divulgação/ Sotheby's
Quadro de Maria Teresa, pintado por Antoine Jean-Gros, usando o par de pulseiras. Foto: Divulgação/ Sotheby’s
Veja também:

As pulseiras são estimadas em algo entre US $ 2 milhões e US $ 4 milhões, mas não seria surpreendente vê-las vendidas por muito mais. As exibições das joias serão realizadas na Christie’s em Nova York de 27 a 29 de setembro, Hong Kong de 7 a 10 de outubro, Xangai e Pequim durante a segunda metade de outubro e Genebra de 4 a 8 de novembro.

Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br

Join the Discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

arrow