O lago tóxico da Romênia: veja 20 fotos do local misterioso -

O lago tóxico da Romênia: veja 20 fotos do local misterioso

Geamăna foi afetada pela Cortina de Ferro em 1978, durante o tempo em que a Romênia estava firmemente nas mãos stalinistas do ditador Nicolae Ceausescu.

Imagens: Andy Schwetz

Portanto, nessa época, foi decidido que um vale nas montanhas Apuseni se tornaria uma bacia de assentamento para a maior mina de cobre da Romênia.

Os cerca de 1.000 moradores residentes foram recompensados por desistirem de suas casas no local, recebendo preços tão baixos por metro quadrado que só podiam comprar terras muito inferiores em outros lugares ou tiveram que se endividar para encontrar algo útil para si e suas famílias.

Veja também:

Hoje em dia, em Geamăna, vê-se construções e veículos abandonados, e um sentimento opressivo intenso que provoca um desconforto. 

No fundo do lago, você pode ver os contornos da enorme mina de cobre responsável por essa paisagem sinistra. A mina Roșia Poieni produz cerca de 11.000 toneladas de cobre anualmente.

Veja também:

Se você pensar sobre essa quantidade com mais cuidado, poderá imaginar quão grande é a quantidade de produtos químicos tóxicos que são separados do minério de cobre por flotação nessa bacia coletora de de 360 ​​hectares.

No entanto, as cores que o lago revela são absolutamente bizarras, de vermelho-sangue a marrom-ferrugem a azul-celeste, amarelo e cinza. A consistência também é diferente: às vezes, de algas, às vezes tão rígidas que você pode andar alguns metros sobre o lago. Além disso, essa sopa enlameada de veneno continua subindo cerca de 90 cm por ano.

Veja também:

Além disso, as últimas 11 famílias que ainda vivem à beira do lago terão que mudar em breve.

A antiga igreja de Geamăna, por exemplo, que ficava em uma pequena montanha acima do lago, apenas o topo da torre agora se destaca e provavelmente estará completamente afundado em um máximo de 2-3 anos.

Por fim, mesmo que o atual operador de mina afirme que a água está limpa e de acordo com os valores-guia fornecidos, é difícil acreditar. 

Veja também:

Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br

Join the Discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

arrow