Imperatriz Joséphine: duas tiaras da esposa de Napoleão Bonaparte estão à venda. Veja fotos! -

Imperatriz Joséphine: duas tiaras da esposa de Napoleão Bonaparte estão à venda. Veja fotos!

Objetos de Joséphine Bonaparte vão a leilão. Fotos: Divulgação/Sotheby's
Objetos de Joséphine Bonaparte vão a leilão. Fotos: Divulgação/Sotheby's
Objetos de Joséphine Bonaparte vão a leilão. Fotos: Divulgação/Sotheby’s

Duas tiaras de Joséphine Bonaparte, a primeira esposa do imperador francês Napoleão, estão à venda depois de um século e meio em mãos privadas.

Juntas, as tiaras devem arrecadar até £ 500.000 (R$ 3.8 milhões) na casa de leilões Sotheby’s, em Londres, no próximo mês. Uma das tiaras é dourada com detalhes em azul e gravuras em vermelho vivo com retratos clássicos. A tiara está sendo oferecida como parte de um conjunto de joias, ao lado de brincos combinando, um enfeite de cinto e um pente.

Objetos de Joséphine Bonaparte vão a leilão. Fotos: Divulgação/Sotheby's
Objetos de Joséphine Bonaparte vão a leilão. Fotos: Divulgação/Sotheby’s

A segunda tiara de ouro apresenta retratos de camafeu das antigas divindades gregas Zeus, Dionísio, Medusa, Pã e ​​Gaia em ágata e jaspe. O museu Victoria & Albert, de Londres, que anteriormente tinha o item emprestado, observou que “provavelmente foi um presente da irmã de Napoleão, Caroline Murat”.

Veja também:

A imperatriz, também conhecida como Joséphine de Beauharnais após o seu primeiro casamento com o nobre e general do exército Alexandre de Beauharnais, tem sido objeto de constante fascínio nas últimas décadas. As cartas de Napoleão para ela são famosas por sua paixão, e ela tem sido retratada como uma sedutora inteligente que acabou renunciando ao casamento quando ela e o imperador não conseguiram ter um herdeiro juntos.

Joséphine Bonaparte
Veja também:

As tiaras fazem parte de conjuntos de joias do século 19, que são emblemáticos do design neoclássico, que floresceu durante o reinado de Napoleão. Após a agitação da Revolução Francesa, o imperador evocou criteriosamente as antigas tradições, estilos e designs romanos a fim de associar seu governo a uma linhagem antiga, de acordo com Sotheby’s. Essa associação está presente nos menores detalhes de ambas as tiaras – a saber, os retratos de camafeu e entalhe de divindades clássicas e figuras antigas que Napoleão e Joséphine costumavam usar. Séculos antes, os imperadores romanos usavam símbolos semelhantes de poder esculpidos em joias semipreciosas.

Conjunto de jóias de Joséphine Bonaparte que está à venda.

Fonte: CNN Style

Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br

Join the Discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

arrow