Esqueletos revelam curiosidade da moda na Era Medieval: joanetes. Saiba mais! -

Esqueletos revelam curiosidade da moda na Era Medieval: joanetes. Saiba mais!

Crédito: Cambridge Archaeological Unit

Conhecidos como ‘poulaines’, os sapatos de couro pontudos estavam no auge da moda na Grã-Bretanha do século XIV. Homens e mulheres medievais na cidade, no entanto, sofreram por causa de seus calçados elegantes: eles ficaram com joanetes.

A condição dolorosa é comum hoje, especialmente entre as mulheres. A paleopatologista Jenna Dittmar ficou surpresa ao encontrar evidências de joanetes, mais formalmente conhecidos como Hallux valgus, entre os restos do esqueleto que ela estava investigando para um projeto mais amplo sobre a experiência de vida no período medieval.

Ossos medievais escavados do pé apresentam joanete, com desvio lateral do dedão do pé. Crédito: Jenna Dittmar

“Você tem mudanças degenerativas nos ossos dos pés. Há sinais osteológicos muito claros de que os dedos dos pés foram empurrados lateralmente. E há basicamente buracos no osso sugerindo que os ligamentos estavam se afastando. Parece doloroso olhar para o osso”, disse Dittmar, uma pesquisador da University of Aberdeen, que estava na University of Cambridge enquanto conduzia a pesquisa.

Veja também:

Um joanete se forma quando o dedão do pé fica inclinado e uma protuberância óssea se forma na parte interna do pé. A deformidade costuma estar associada a saltos altos e calçados constritivos, embora outros fatores, como a genética, desempenhem um papel. A colisão pode ser dolorosa e dificultar o equilíbrio.

Este sapato medieval com bico fino é conhecido como poulaine. O artefato data do final do século 14 e está em exibição no Museu de Londres. Crédito: Museu de Londres

Intrigado com a prevalência inesperada de joanetes, Dittmar e seus colegas analisaram um total de 177 esqueletos do século 11 ao 15 enterrados em Cambridge e ao redor dela, no Reino Unido. A equipe de pesquisa descobriu que 27% dos esqueletos que datam dos séculos 14 e 15 sofriam de joanetes, em comparação com apenas 6% que datavam dos séculos 11 e 13.

A década de 1300 viu a chegada de novos estilos de vestido e calçado em uma gama mais ampla de tecidos e cores, disseram os pesquisadores, e os restos de sapatos escavados em Londres e Cambridge no final do século 14 sugerem que quase todo tipo de calçado – por adultos e crianças – era, pelo menos, ligeiramente pontiagudo. Poucos sapatos sobreviveram intactos, embora o Museu de Londres tenha um exemplar bem preservado em exibição na galeria Medieval London, que tem 31,5 centímetros de comprimento.

Veja também:

Fonte: CNN Style

Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site  www.desejoluxo.com.br

Join the Discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

arrow