Como você segura a taça de vinho? Descubra o jeito certo e os motivos práticos para fazer assim! -

Como você segura a taça de vinho? Descubra o jeito certo e os motivos práticos para fazer assim!

A maneira certa de segurar a taça de vinho não é como nessa foto, e sim pela haste. Fotos: Pexels
A maneira certa de segurar a taça de vinho não é como nessa foto, e sim pela haste. Fotos: Pexels
A maneira certa de segurar a taça de vinho não é pelo bojo, como nessa foto, e sim pela haste. Fotos: Pexels

Sim, existe uma maneira certa de segurar uma taça de vinho. Existem razões práticas para mudar a maneira como você segura o copo, de acordo com os sommeliers.

Você pode não pensar em como pega sua taça, mas segurar uma taça de vinho corretamente é uma parte fundamental para apreciar o vinho – sem mencionar um componente crucial das maneiras básicas à mesa. Não se trata de ser esnobe, mas existem razões práticas para segurar uma taça de vinho da maneira correta. 

A maneira certa de segurar a taça de vinho não é como nessa foto, e sim pela haste. Fotos: Pexels
A maneira certa de segurar a taça de vinho não é como nessa foto, e sim pela haste. Fotos: Pexels

Uma taça de vinho deve ser sempre segurada na haste, perto da base entre o polegar e as pontas dos dedos. Confie, há muitas razões pelas quais segurar seu copo dessa maneira irá beneficiá-lo enquanto você aprecia seu vinho.

Mantendo a temperatura constante

A principal razão para segurar o copo pela haste perto da base do copo é manter as mãos longe do vinho. Isso evita que o calor do seu corpo altere a temperatura do líquido em sua taça!

A temperatura corporal típica de um adulto varia de 36 a 37 graus Celsius, e quando você coloca a mão em torno de um copo de vinho, a bebida aquece rapidamente de acordo com a temperatura do corpo. A maioria dos vinhos devem ser servidos significativamente mais frios do que 37 graus: vinho espumante de 5-7 graus, brancos de 7-9 graus, tintos leves de 12-15 graus e tintos completos de 14-18 graus.

Veja também:

Quando o vinho fica muito quente, seu álcool é concentrado, desequilibrando-o e tornando-o muito alcoólico (ou ‘quente’, em termos de vinho). Também pode deixar o sabor e a textura do vinho alterados. O vinho brilhará mais forte, com sabor mais fresco e vivo, quando estiver adequadamente resfriado – e para manter o vinho na temperatura perfeita, você deve segurar a taça pela haste e nunca pelo bolo ou pela borda da taça.

Tudo melhor para rodar

Uma das melhores maneiras de realçar os sabores de um vinho é agitar o vinho, permitindo que o oxigênio permeie o líquido e ative os compostos aromáticos do vinho. Como 80% do que experimentamos como sabor é na verdade aroma, agitar o vinho em sua taça amplifica a percepção do aroma e mostra toda a gama de nuances de sabor.

Segurar a taça do vinho pela haste ao girar dá a você muito mais controle. Mesmo a torção mais sutil do pulso pode desencadear um belo redemoinho ao segurar o copo pela haste. Se você tentar girar o copo enquanto o segura pelo bojo, há muito mais risco do vinho espirrar.

Uma aparência limpa e elegante

Quando você pega um copo perto do bojo, corre o risco de ficar com impressões digitais feias por todo o lado. Especialmente se você estiver harmonizando a bebida com salgadinhos, e seus dedos ficarem um pouco gordurosos, isso não dá uma boa aparência. Boas maneiras à mesa ditam segurar o copo pela haste. Seguir regras de etiqueta como essa é considerado um sinal de respeito aos seus anfitriões.

A prática leva à perfeição

Se você está acostumado a segurar sua taça de vinho pelo bojo e não pela haste, você não está sozinho. Aqueles que são profissionais do vinho observam muitos bebedores de vinho segurando seus copos de forma inadequada todos os dias. Mesmo a elite de Hollywood pode ser vista na televisão e no cinema segurando suas taças de vinho pelo topo (uma vez que você começa a perceber isso, você não pode deixar de vê-lo!).

Veja também:

Em uma entrevista recente, a diretora de The Gilded Age, Salli Richardson-Whitfield, discutiu como filmar cenas de jantar opulentos seria incrivelmente desafiador por causa disso. “Quando falamos sobre etiqueta, acho que filmamos essa cena de jantar várias e várias vezes, só porque as pessoas pegavam seus copos do jeito errado…”

Pode ser um hábito difícil de quebrar, mas, como qualquer outra coisa, a prática realmente ajuda. Da próxima vez que você beber uma taça de vinho, preste atenção em segurá-la pela haste e se acostume com a sensação. Quanto mais você praticar, mais fácil será!

Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br


Veja também:

+ Marília Gabriela fala sobre morar em Portugal
+ Filha do cantor Leonardo exibe bumbum gigante ao posar de biquíni em praia do Ceará
+ Veja as 10 scooters mais vendidas no Brasil
+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021
+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias
+ Filha do cantor Leonardo exibe bumbum gigante ao posar de biquíni em praia do Ceará
+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha
+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok
+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões
+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais
+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’
+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos
+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!
+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco
+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano



Join the Discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

arrow