Como cuidar da sua faca de "chef"? -

Como cuidar da sua faca de “chef”?

Nenhum recurso único torna uma faca objetivamente melhor que outra. Pelo contrário, são indicadores de como a faca é projetada para funcionar. Mas é bom saber os nomes de cada recurso para entender suas preferências pessoais.

Anatomia de uma Faca de Chef

Anatomia de uma Faca de Chef
Anatomia de uma Faca de Chef

Butt (Bunda ou coronha) : A parte de trás do seu punho.
Heel (Calcanhar): A extremidade traseira da lâmina, mais próxima dos seus dedos.
Tip: A metade da frente da lâmina. Não deve ser confundido com o ponto.
Ponta: O bit pontudo literal no final da faca.
Fio de corte: o lado agudo da lâmina. Seja cuidadoso.
Dorso ou Espinha: O topo da lâmina. Algumas pessoas colocam os dedos indicadores ao longo do comprimento da coluna quando cortam, mas isso é considerado uma técnica ruim.
Tang (espiga): O aço que se estende além de sua lâmina de faca e na alça. Quando uma faca tem um espigão cheio, significa que o aço vai até o fundo.
Reforço: A faixa grossa de aço entre o cabo da faca e o calcanhar da faca. Um travesseiro completo se estende até o calcanhar; uma meia almofada pára antes do calcanhar. Algumas facas não têm suporte algum.
Granton Edge: As covinhas na lâmina. Nem todas as facas as têm. Em teoria, eles impedem que os alimentos grudem quando você corta.

Mantenha sua faca de chef devidamente afiada

Se você compra uma faca profissional, precisa manter uma vantagem sobre ela, caso contrário, é como ter um carro e não colocar combustível nele. Afiador de facas profissional na sua área, você pode terceirizar a tarefa.

Como afiar faca com pedra

A pedra tem dois lados: um mais liso e outro mais poroso
A pedra tem dois lados: um mais liso e outro mais poroso

1 – Primeiro, é necessário molhar a pedra por uns 4 a 5 minutos. Uma sugestão é deixá-la sempre em um recipiente com água.
2 – Depois, vale notar que a pedra tem dois lados: um mais poroso e outro mais liso. Quem afia as facas regularmente pode, geralmente, utilizar somente o lado mais fino da pedra (menos poroso).
3 – Deslize a faca por toda a pedra. Isso com ela em um ângulo de aproximadamente 30 graus.

Como afiar faca com chaira

Chaira diamantada de 10" da Tramontina
Chaira diamantada de 10″ da Tramontina

Como devolver o fio à faca, confira:

1 – Segure a chaira na vertical, com a ponta para cima.
2 – Deslize a faca por todo o comprimento da chaira em um ângulo de cerca de 15 a 20 graus, fazendo movimentos de fora para dentro, tomando sempre cuidado para não se machucar.
3 – Repita o mesmo movimento e número de movimentos dos dois lados da faca.

Depois de afiar, verifique o fio da faca deslizando-a suavemente sobre um tomate macio. A faca deve morder a fruta imediatamente sem pressão.

O vídeo abaixo mostra muito bem como fazer:

Aprenda o jeito certo de cortar

Se você está procurando melhorar seu jogo de cortar, siga estas dicas:

Imagine que sua tábua é um relógio. A maioria das pessoas aponta a faca na direção do meio-dia, colocando a comida horizontalmente na tábua de corte. Mas se você inclinar sua faca de modo que ela aponte para as 10 horas (e ajustar a comida para ficar paralela), a faca se tornará uma extensão do seu antebraço e será mais fácil de manusear.Mantenha sua faca em contato com sua tábua de corte ou superfície de trabalho. Não há necessidade de retirá-lo da placa de corte para cada corte.

Use sua faca apenas na comida. Quando Evite usar sua faca de chef para tarefas como cortar caixas abertas. Uma faca de chef é sua ferramenta de cozinha mais importante, compre um par de tesouras de cozinha para caixas e sacolas!

Evite a lava-louças

Independentemente das instruções do fabricante, nunca coloque a faca do chef na lava-louças. E enquanto você está nisso, nunca jogue na pia. Toda vez que a lâmina da faca bate contra alguma coisa – como os espinhos de plástico de sua máquina de lavar louça ou os lados de metal da pia – ela tem o potencial de entorpecer, e você quer manter a lâmina o mais afiada possível pelo maior tempo possível.

Em vez disso, lave a faca à mão com um detergente neutro e, em seguida, use um pano de prato limpo ou toalha de papel para esfregar completamente. (Se você deixar secar ao ar, pode desenvolver manchas de água ou pontos de ferrugem.)

Perguntas frequentes

Devo pegar um jogo de faca?

Varios especialistas acham que os conjuntos de facas são um desperdício de dinheiro. “Compre facas, uma de cada vez”, diz o chef Muse no site www.reviews.com. “Cada chef terá seu próprio jogo de facas; um conjunto é muito restrito e muito prescritivo ”.

Quantas outras facas de cozinha eu preciso?

Depois de investir em uma faca de chef de qualidade, você pode expandir sua coleção com qualquer um dos itens a seguir:

Facas da marca WÜSTHOF
Facas da marca WÜSTHOF
  • 1 – Uma faca de pão serrilhada para cortar pães.
  • 2 – Uma faca de cozinha – que tem uma lâmina muito curta – para tarefas como aparar maçãs ou batatas.
  • 3 – Uma faca ou faca de filetagem pode ser útil dependendo dos cortes de carne e peixe que você costuma cozinhar.
  • Como regra geral, se o objetivo da faca estiver em seu nome (faca de pão, faca de filetagem, até faca de carne ou faca de toranja), isso será uma tarefa difícil de ser realizada com uma faca de chef para todos os fins.

Qual o melhor tipo de aço para uma faca de cozinha?

O melhor aço para facas de chef tipicamente fica entre 55-60 na escala de dureza Rockwell – que é forte o suficiente para manter uma borda afiada, mas macia o suficiente para evitar ser excessivamente frágil. Quanto mais duro for um aço, mais tempo ficará afiado, mas mais difícil será reafiar sozinho, exigindo muitas vezes um serviço profissional para recuperá-lo.

Qual é a melhor maneira de segurar minha faca?

De acordo com o chef Bob Tate, você deve segurar sua faca de cozinha em um aperto de aperto: segure na frente da alça, com o polegar e o dedo indicador em volta e apertando a base da lâmina.

Qual é a diferença entre uma faca de chef e uma faca Santoku?

Facas da marca Global
Facas da marca Global

De relance, as facas Santoku e as facas chef parecem quase idênticas. Mas cada um atende a um estilo de culinária diferente. Facas Santoku são mais curtas, mais leves e mais finas, com uma ponta arredondada e uma borda plana. Isso significa que o corte requer um movimento de corte para cima e para baixo. A lâmina de uma faca de chef é curva e permite que você corte, balançando a faca contra a tábua de corte.

A Santoku se destaca em tarefas que exigem agilidade como picadas de ervas delicadas ou cortes precisos. A desvantagem é que não é tão versátil quanto uma faca de chef e provavelmente vai ser menos prática tarefas maiores, como cortar um frango ou cortar fatias de legumes mais duros como uma abóbora.



arrow